CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Espaço dedicado ao Canário Arlequim Português, desde as nossas Criações, ás Exposições e ao Futuro desta jovem Raça.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

julho 21, 2011

Aveia

Fotografia: autor desconhecido

A Aveia, conhecida cientificamente por Avena sativa, é um género botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Pooideae, tribo Aveneae. O género é composto por aproximadamente 450 espécies. As espécies de Aveia mais cultivadas são Avena sativa e Avena byzantina.

É um grão de cereal endurecido, capaz de suportar as condições de um solo pobre onde outras culturas são incapazes de sobreviver. A sua resistência parece ser transferida para aqueles que consomem este grão rico em nutrientes.

Fotografia: autor desconhecido

Os maiores produtores de aveia são Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Polónia e Suécia.

A aveia ganha parte do seu distintivo sabor do processo de torrefacção por que passa depois de ser colhida e limpa. Embora a aveia seja então descascada, este processo não lhe retira o farelo e o germe, permitindo-lhe conservar uma fonte concentrada de fibra e nutrientes.

A aveia, remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.

A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana (as b-glucanas são fibras solúveis presentes em grande quantidade na aveia e têm importante ação na redução do colesterol sanguíneo em indivíduos com hipercolesterolemia, entre outras propriedades), é responsável por parte das vantagens do consumo da aveia, já que existe a vantagem nutricional deste alimento. O tipo de aveia que possui maior quantidade de β-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem β-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolos, farinha de milho, manga e trigo para quibe.

Tabela Nutricional

Imagem:alimentacaosaudavel.org


Classificação científica

Domínio:Eukaryota
Reino:Plantae
Superdivisão:Spermatophyta
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Liliopsida
Subclasse:Commelinidae
Ordem:Poales
Família:Poaceae
Subfamília:Pooideae
Tribo:Aveneae
Género:Avena

Bibliografia consultada:
wikipedia.org; saudeactual.com; alimentacaosaudavel.org

Sem comentários:

CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Telm: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

Últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...