CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Espaço dedicado ao Canário Arlequim Português, desde as nossas Criações, ás Exposições e ao Futuro desta jovem Raça.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

novembro 25, 2013

Revisitar 2012


Foi um excelente ano, o de 2012! 

Desde a Criação ao Mundial em Hasselt, foram muitos os momentos de partilha, convivo e exposições, que culminou entre muitos prémios, entre eles, o de Campeão de Mundo em Arlequim Português Par. 

A criação correu de forma tranquila, sem grandes sobressaltos, com as crias a registarem um bom desenvolvimento. Durante esses meses de criação, os juvenis foram criando expectativas diferentes, que mais tarde podemos comprovar se tangíveis, nas competições em que participámos.



Foram muitos os visitantes que se deslocaram ao Pavilhão dos Bombeiros de Pinhal Novo, no passado dia 7 de Outubro para visitar e observar os 377 Arlequim Português em Exposição. 

Entre aos sons e cores tão caraterísticas desta raça de canários de porte, ecoavam as opiniões e os gostos tão particulares de cada um. 

Foi uma oportunidade para os criadores, expositores e interessados, em colocarem as suas questões ao Srs. Juízes que permaneceram no espaço da exposição durante todo o dia, e escutarem de viva voz os seus esclarecimentos, sempre uteis, e uma oportunidade para trocar ideias e opiniões, de uma forma direta e prática, recolhendo os ensinamentos necessários para evoluir. 

Obtivemos dois prémios, um 2º Lugar em Arlequim Português Par, Macho Novo e um 5º Lugar em Arlequim Português Par, Macho Novo.



No dia 13 de Outubro de 2012, realizou-se o One Day Show Gloster Fancy Medalhada 2012, naquele, que foi o maior e melhor One Day Show Gloster Fancy realizado em Portugal, com mais de 600 aves em competição, julgadas pelos Srs. Juízes Marc de Keyser, Gonçalo Matos e Paulo Fernandes. 

 Foi um dia muito agradável, onde o convívio se fez sentir, em torno de uma raça comum a tantos e que atrai cada vez mais criadores.



A Expo-Aves da Associação Ornitológica de Coimbra, realizou-se pela segunda vez consecutiva em Cernache, num pavilhão com excelentes condições para receber um evento desta natureza, onde foi possível observar mais de 1000 aves. 

Participamos em mais uma edição da Exposição da AOC, nas raças de Fife Fancy, Gloster Fancy e Arlequim Português e obtivemos os seguintes prémios: 

Campeão 
Fife Fancy Melânico Nevado 
Fife Fancy Variegado Nevado 
Fife Fancy Branco e todos Fundo Branco 

Vice-Campeão 
Fife Fancy Melânico Nevado 
Gloster Fancy Corona Variegado 
Arlequim Português Par Fêmea 

3º Lugar 
Gloster Fancy Consort Variegado 
Gloster Fancy Consort Verde Nevado 
Arlequim Português Par Fêmea 

Os Fife Fancy, foram anilhados com o STAM da minha filha Maria Ferreira, que assim, juntou mais alguns prémios ao palmarés do Canaril Desportivo Ferreira.



O Cube Ornitológico de Setúbal – COS e a Associação de Avicultores de Portugal – AP, realizaram, depois do sucesso de 2011, o II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, que decorreu entre 27 a 29 de Outubro, no Pavilhão de Exposições da Moita. 

Sendo este um Evento, que conquista em cada ano, o seu espaço e notoriedade nacional e internacional, o Costa Azul, teve vários polos de interesse e pretendeu, desta forma, corresponder ao variado leque de visitantes, numa perspetiva desportiva, didática e cultural. 

A edição de 2012 do Costa Azul, apresentou evoluções na vertente desportiva, com a realização independente três competições inseridas no mesmo evento, permitindo que cada criador concorre-se nas espécies em que se especializou e em competição direta com os seus pares. Foram realizados o Campeonato Ornitológico de Aves Canoras, o Campeonato Ornitológico de Aves Exóticas e o Campeonato Ornitológico de Psitacídeos, onde agregados conforme regulamento, as diferentes espécies e raças, com as respetivas classificações gerais, consagrando 3 (três) Criadores Campeões, para além, das tradicionais aves Best in Show. 

Estiveram em competição cerca de 2 mil aves, marcando uma vez mais a forte componente de índole desportiva tão característica do Costa Azul, que conta de á muito, entre os seus participantes, com vários Campeões Nacionais, Internacionais e Mundiais, que inclusive no último Campeonato do Mundo, arrecadaram para Portugal várias medalhas, entre elas algumas de Ouro.



Inserido no II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, realizou-se o 1º Colóquio de 1º Socorros em Aves, e teve como oradora a Dra. Cristina Almeida, da Exoclinic. 

Foram muitos os pontos abordados, desde o diagnóstico, passando pela assistência e aplicação de tratamento, bem como, outros ligados a situações de S.O.S., que muitas vezes fazem a diferença entre salvar a vida de uma ave até á chegada de ajuda médica especializada. Abordados entre outros, as insuficiências alimentares de algumas espécies, que por vezes conduzem a situações de desequilibro da ave e consequente morte. 

Foi um colóquio muito participado e importante, onde foi possível recolher muitas informações necessárias no dia a dia de cada criador.


Inserido no II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, realizou-se o Colóquio do Canário Jaspe, abordando os mais diversos aspetos, desde o aparecimento da mutação, aos passos para o seu reconhecimento que se encontra em fase de homologação. 

 Com a presença do Juiz espanhol Francisco Grimalt e do Juiz Português José Ferreira, o Colóquio decorreu de forma participada e dinâmica. Entre muitos pontos, destacamos alguns dos abordados, como a diferença entre a Simples Diluição e a Dupla Diluição, aos cruzamentos possíveis e os respetivos resultados, bem como, o ponto em que se encontra o desenvolvimento da mutação. 

Foi possível ainda, observar alguns exemplares de Jaspe, de Simples Diluição e de Dupla Diluição, acompanhada por comentários do Juiz Francisco Grimalt. 

Os presentes foram ainda brindados, com uma abordagem a três novas mutações em estudo ou fase de reconhecimento, como a Urucum, a Quartzo e a Mogambo.



Realizou-se a 7ª Edição do Campeonato Internacional do Atlântico, desta feita, na cidade de Barcelos. Este é um evento de referência, pela qualidade de Organização, das Aves em Competição e nos Expositores presentes.

 Participamos nesta 7ª Edição, e obtivemos as seguintes classificações:

Campeão em Arlequim Português Par, Macho Novo - 93 pontos e
3º Lugar em Arlequim Português Par, Macho Novo - 91 pontos.

 Fomos ainda premiados, com uma Medalha COM para o Melhor Arlequim Português.



Os Clubes Ornitológicos de Peniche e Vialonga, realizaram em conjunto as suas expo-aves, fruto da suspensão em 2012 do Internacional COM AVIXIRA, em função da co-organização com o Clube Ornitológico de Setúbal, do Campeonato Nacional a realizar em Vila Franca de Xira. 

Este é um evento, onde o Festival de Porte se destaque, sendo já uma referência Nacional, onde estiveram cerca de 1000 aves das mais de 2000 expostas.

A Organização, está de parabéns pela Exposição e pela qualidade das aves expostas.


O Clube Ornitológico de Tondela, realizou a sua 3º Expo-Ibérica, num Clube com vários polos de atividade, onde naturalmente se destaca esta Exposição. Esta é uma exposição em desenvolvimento, e que, com trabalho e dedicação, conquistará o seu espaço no panorama ornitológico nacional. 

Realizada num espaço muito agradável, onde a versatilidade da exposição é um dos seus pontos fortes, e onde participamos pela segunda vez. Registamos com agrado, a evolução que da mesma apresentou.

Obtivemos vários prémios: 
Campeão: Fife Fancy Melánico Nevado
Campeão: Fife Fancy Branco ou Relacionado
Campeão: Fife Fancy Melánico Variegado
Campeão: Gloster Fancy Corona Variegado
Vice-Campeão: Fife Fancy Melánico Nevado
Vice-Campeão: Fife Fancy Branco ou Relacionado
Vice-Campeão: Gloster Fancy Consorte Variegado
3º Lugar: Fife Fancy Melánico Nevado
3º Lugar: Gloster Fancy Corona Variegado

Todos os Fife Fancy, foram anilhados com o STAM da Maria Gameiro Ferreira.



O Clube Ornitológico Almadense, realizou a sua 36º Exposição, uma vez mais, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários da Trafaria. 

Foram muitas as aves em competição, e visitadas igualmente, por muitos criadores, numa exposição de um dos mais emblemáticos clubes ornitológico do nosso pais. 

Durante o evento, foi possivel ainda observar uma Mostra de Canto, do Canário Timbrando Espanhol e de Fauna Europeia. Decorreu ainda, inserida na 36º Exposição, a Expo-Show do Lizard Clube de Portugal, onde foi possivel obsercar exemplares de elevada qualidade.



O Gloster Clube de Portugal, realizou a 11ª edição da sua Exposição Nacional, num exposição que é uma referência Nacional e Internacional. Esta edição foi mais uma vez um sucesso, com cerca de 900 Gloster Fancy em competição, divididos pelas diversas classes, com a novidade de este ano terem sido criadas novas classes, na sua maioria, para “receber” aves amarelas com menos de 25% de melaninas. 

Foi igualmente, uma oportunidade de estar e rever amigos e colegas, num convivío sempre bom. 

Esta foi a nossa quarta participação, obtendo as melhores classificações de sempre: 
Best Novice in Show, que se destaca, entre outros prémios, como: 

Best Corona Novice, 
Best White Novice, 
Best White Novice Corona 
Best Canela Novice Corona, 
Campeão Branco ou Relacionado Corona Novo, 
Campeão em Branco ou Relacionado Corona Adulto, 
Campeão em Variegado Macho Corona Novo, 
Campeão em Canela Corona Novo, 
Vice-campeão em Branco ou Relacionado Consorte Novo, 
5º Lugar em Verde Nevado Fêmea Corona Novo 
6º Lugar em Verde Nevado Macho Corona Novo 
6º Lugar em Variegado Corona Adulto. 

A exposição realizou-se na Avisan, num local diferente que beneficiou a mesma, em disposição e luminosidade. Os Srs. Juízes convidados para realizarem os julgamentos foram os Juízes Belgas IGBA: Francis Macours, Ludo Lenaers, Marnix D´Hont, e o Juíz Português COM: Gonçalo Matos.



Num ano onde a crise económica continuou a afetar de uma forma profunda as famílias portuguesas, poderia ser este um motivo valido e sólido, para afetar o Campeonato Nacional em toda a sua dimensão. 

No entanto, a resiliência, a vontade de fazer mais e melhor, de nos superamos, permitiu fazer deste Nacional um dos melhores de sempre, com uma enorme participação de expositores, clubes e de aves. Realizado no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, num espaço de excelência para este tipo de eventos, foram muitos os que visitaram a 67ª Edição. 

Quem participou e visitou encontrou um espaço completamente preenchido, por aves em exposição, stand´s e bancas de criadores, onde era possível obter os mais variados produtos, bem como, encontrar as aves que mais aprecia. Foram muitos os amigos que encontramos e revimos, unidos por um hobby em comum, naquela que se deseja ser a exposição de referência no nosso Pais, o Campeonato Nacional. 

Este evento, através dos Clubes co-organizadores, das Federações, da COM-P, dos Colaboradores, dos Expositores e das demais Entidades envolvidas, dignificou a Ornitologia Nacional, tendo sido esta uma jornada de promoção e desenvolvimento importante para este desporto. Os nossos parabéns a todos os envolvidos. 

Participamos na 67ª Edição do Campeonato Nacional e obtivemos pontuações muito interessantes, onde se destacam os três prémios obtidos: 

Campeão Nacional em Arlequim Português Par, Macho 
Vice-Campeão Nacional em Arlequim Português Par, Macho 
Medalha de Bronze em Gloster Fancy Corona Branco ou Relacionado 

Marcamos desde já encontro para o 68º Campeonato Nacional de Ornitologia, a realizar este ano em Guimarães, desejando aos Organizadores, as melhores das felicidades.



Realizou-se no passado mês de Janeiro, o 61º Campeonato Mundial de Ornitologia COM, em Hasselt, Bélgica. Esta foi a nossa quarta participação em Mundiais, a primeira em 2010, no terceiro reconhecimento da raça portuguesa de porte, Arlequim Português, e nesta quarta (terceira) participação, chega a tão desejada medalha. 

Foi de Ouro, correspondente a Campeões Mundiais em Arlequim Português Par, com 94 pontos. 

Esta foi até á data, a mais elevada classificação dada a um Arlequim Português, sinal da forte evolução e dedicação que os criadores têm tido no desenvolvimento da raça, elevando-a a patamares de excelência. 

Participamos com 5 aves nesta classe e para além deste prémio, ainda tivemos mais duas aves pontuadas com 91 pontos. 

Uma vez mais, os Criadores Portugueses e os seus Organismos, podem estar orgulhosos pelos resultados alcançados e pela qualidade das aves apresentadas, permitindo afirmar a cada ano, o nosso pais como uma referência internacional. A todos os participantes e envolvidos na competição e organização, renovamos os nossos parabéns, em particular, aos criadores Medalhados.


No passado mês de Fevereiro, realizou-se o almoço convívio de entregas de prémios, referente ao 61º Campeonato Mundial COM de Ornitologia, realizado em Hasselt, Bélgica 2013. 

O almoço decorreu no restaurante Rui dos Leitões em Coimbra, num ambiente de alegria, convivio e partilha, onde o leitão foi rei por momentos.

No final da refeição entre amigos, iniciou-se a cerimónia de entrega dos prémios, onde os Srs. Presidentes da COM-P, da FOP e da FONP, dirigiram breves palavras aos presentes. 

Aproveitamos a ocasião, para renovar os nossos parabéns a todos os intervenientes neste Mundial, e desejar os melhores sucessos para o prémio, a realizar em Itália.

Nós, recebemos uma Medalha de Ouro, correspondente a Campeão Mundial em Arlequim Português Par, com a pontuação de 94 Pontos.


Um agradecimento ainda, para todos os que contribuíram ao longo do ano, com as suas fotos, disponibilidade e amizade, para que estas e outras reportagens fossem possíveis. Sucesso para todos na nova época que já decorre. Forte abraço, António e Gonçalo Ferreira

Sem comentários:

CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Telm: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com


Últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...