CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Espaço dedicado ao Canário Arlequim Português, desde as nossas Criações, ás Exposições e ao Futuro desta jovem Raça.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

dezembro 21, 2009

Reconhecimento Mundial - Etapas Iniciais



"Os promotores da raça Arlequim Português manifestaram, logo desde a homologação nacional, o objectivo de apresentar esta raça às instâncias internacionais COM/OMJ, para análise e posterior homologação.

Este objectivo é plenamente justificado.

Assim decidiu-se apresentar esta raça COM/OMJ, no ano seguinte à homologação nacional, em 2001, por ocasião do 49º Campeonato Mundial realizado em Santa Maria da Feira - Portugal.

Nesta exposição as aves não atingiram os mínimos requeridos, em grande parte devido à inexperiência dos criadores e promotores, tendo o processo recomeçado do início.

No 51º Mundial de Amiens - França em 2003 foram de novo apresentados exemplares extra concurso para apreciação. No entanto apesar de terem sido apresentadas 5 individuais de poupa, 5 individuais sem poupa, 1 equipa de poupa e 1 equipa sem poupa só foram apreciadas algumas destas aves e estas não obtiveram o mínimo de 87% das características do Standard pelo que a raça foi de novo recusada, levando ao recomeço do processo desde o primeiro ano.

Em reunião efectuada em 5 de Julho de 2003, estando presentes diversos responsáveis do Clube do Canário Arlequim Português e da Comissão Técnica de Canários de Porte do Colégio Português de Juízes de Ornitofilia, foi decidido modificar o Standard do Canário Arlequim Português como forma de o tornar mais objectivo, mantendo as características básicas da raça de acordo com o estabelecido inicialmente pelos seus promotores e criadores, mas adaptando-o à evolução entretanto verificada.

Foi definido que a pontuação de algumas das rubricas deveria ser alterada, de forma a caracterizar melhor o sua importância relativa, tendo por base critérios técnicos e não esquecendo que se trata de uma raça de porte.

Assim foi decidido que rubricas como a Cor, a Cabeça/Poupa e a Cauda deveriam diminuir a sua importância relativa, enquanto que outras, como o Corpo (forma) e a Posição/Movimento deveriam ter uma maior pontuação, por serem rubricas mais distintivas e ligadas ao porte da ave.

Esta alteração do standard, tem em vista clarificar alguns aspectos das características de raça de porte, tornando-o mais objectivo e facilitando assim a correcta avaliação por parte dos juízes nacionais e internacionais.

No 52º Mundial de Lausanne – Suíça apresentámos de novo uma selecção de 9 Arlequim Português – 5 individuais e 1 equipa – que foram apreciados por Juízes OMJ de vários países. Desta vez, e atendendo à modificação recente do standard, foi necessário um grande trabalho de divulgação do novo standard, através da publicação de artigos em várias publicações da especialidade.

Este trabalho contribuiu para um maior conhecimento da raça e para a eliminação de muitos dos preconceitos, a nível internacional, contra o Arlequim (um canário ainda erradamente visto como um “malhado” ou “panaché” por alguns) mas não foi suficiente para obter o reconhecimento.

Apesar de, mais uma vez, em Lausanne, terem ocorrido algumas irregularidades, temos de reconhecer que um processo deste tipo se faz ao longo de anos e as aves apresentadas ainda não apresentavam todas as necessárias características (e a uniformidade de conjunto) para aprovação internacional.

Felizmente este ano já se evoluiu bastante, em termos de Corpo, Tamanho e Cabeça/ Poupa, pelo que podemos apresentar um grupo de aves mais homogéneo e ainda mais próximo do Standard da raça, o que nos dá a todos mais incentivo, força e esperança para superarmos esta difícil avaliação internacional da COM/OMJ.

É com esta motivação que a raça Arlequim Português se apresentará de novo para apreciação extra concurso no 53º Campeonato Mundial de Bad Salzuflen na Alemanha, no qual esperamos obter melhores resultados." Fonte: Paulo Ferreira

Sem comentários:

CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Telm: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com


Últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...