CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Espaço dedicado ao Canário Arlequim Português, desde as nossas Criações, ás Exposições e ao Futuro desta jovem Raça.

Telemóvel: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com

novembro 23, 2013

II Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2012


O Cube Ornitológico de Setúbal – COS e a Associação de Avicultores de Portugal – AP, realizaram, depois do sucesso de 2011, o II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, que decorreu entre 27 a 29 de Outubro, no Pavilhão de Exposições da Moita.

Sendo este um Evento, que conquista em cada ano, o seu espaço e notoriedade nacional e internacional, o Costa Azul, teve vários polos de interesse e pretendeu, desta forma, corresponder ao variado leque de visitantes, numa perspetiva desportiva, didática e cultural.

A edição de 2012 do Costa Azul, apresentou evoluções na vertente desportiva, com a realização independente três competições inseridas no mesmo evento, permitindo que cada criador concorre-se nas espécies em que se especializou e em competição direta com os seus pares. Foram realizados o Campeonato Ornitológico de Aves Canoras, o Campeonato Ornitológico de Aves Exóticas e o Campeonato Ornitológico de Psitacídeos, onde agregados conforme regulamento, as diferentes espécies e raças, com as respetivas classificações gerais, consagrando 3 (três) Criadores Campeões, para além, das tradicionais aves Best in Show.

Estiveram em competição cerca de 2 mil aves, marcando uma vez mais a forte componente de índole desportiva tão característica do Costa Azul, que conta de á muito, entre os seus participantes, com vários Campeões Nacionais, Internacionais e Mundiais, que inclusive no último Campeonato do Mundo, arrecadaram para Portugal várias medalhas, entre elas algumas de Ouro.

Partilhamos algumas imagens que fizeram a edição de 2012:

Receção das aves
do II Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2012

Julgamentos
do II Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2012

Almoço Convivío
Comissão de Organização e Juízes do
II Campeonato Ornitológico da Costa Azul


Cerimónia de Abertura do
II Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2012

II Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2012
Gonçalo Ferreira, Francisco Grimalt e Mário Teixeira

Inserido no II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, realizou-se o Colóquio do Canário Jaspe, abordando os mais diversos aspetos, desde o aparecimento da mutação, aos passos para o seu reconhecimento que se encontra em fase de homologação.

Com a presença do Juíz espanhol Francisco Grimalt e do Juíz Portguês José Ferreira, o Colóquio decorreu de forma participada e dinâmica.

Entre muitos pontos, destacamos alguns dos abordados, como a diferença entre a Simples Diluição e a Dupla Diluição, aos cruzamentos possiveis e os respetivos resultados, bem como, o ponto em que se encontra o desenvolvimento da mutação.

Foi possivel ainda, observar alguns exemplares de Jaspe, de Simples Diluição e de Dupla Diluição, acompanhada por comentários do Juiz Francisco Grimalt.

Os presentes foram ainda brindados, com uma abordagem a três novas mutações em estudo ou fase de reconhecimento, como a Urucum, a Quartzo e a Mogambo.


Colóquio do Canário Jaspe


Inserido no II Campeonato Ornitológico da Costa Azul, realizou-se o 1º Colóquio de 1º Socorros em Aves, e teve como oradora a Dra. Cristina Almeida, da Exoclinic.

Foram muitos os pontos abordados, desde o diagnóstico, passando pela assistência e aplicação de tratamento, bem como, outros ligados a situações de S.O.S., que muitas vezes fazem a diferença entre salvar a vida de uma ave até á chegada de ajuda médica especializada.

Abordados entre outros, as insuficiências alimentares de algumas especies, que por vezes conduzem a situações de desiquilibrio da ave e consequente morte.

Foi um colóquio muito participado e importante, onde foi possivel recolher muitas informações necessárias no dia a dia de cada criador.

1º Colóquio de 1º Socorros em Aves

O Costa Azul apresentou a II Mostra de Falcoaria, uma arte antiga desde á muito praticada e cada vez mais reconhecida. Presente no evento este o tratador Tiago Coelho, com quem foi possivel saber mais sobre estas aves e esta arte.

II Mostra de Falcoaria

O Costa Azul apresentou pela primeira vez uma mostra de répteis, que certamente despertou a curiosidade dos mais novos e dos mais velhos, contribuindo com outras formas para enriquecer este Evento.

I Mostra de Répteis

Exposição compostas por 15 imagens de aves em liberdade.

Exposição de Fotografia - Aves em Liberdade


Tribuna dos Best´s e dos Trofeus 2012

Com o objetivo de premiar ou distinguir os serviços excecionais, a dedicação e o mérito associativo ou contribuição para o engrandecimento do Clube, foi instituída  a distinção honorífica Prémio de Mérito e Dedicação, que distingue os sócios que hajam demonstrado exemplar devotamento ao Clube. 

Prémios de Mérito e Dedidacão
António Joaquim em representação de Alváro Rebelo

Helder Sousa

Manuel Sacramento

Pelo segundo ano, o C.O.S., atribuíu os Prémios de Mérito Desportivo, premiando os sócios que conquistaram durante o ano de 2011, Medalhas em Campeonatos Internacionais COM, Campeonatos Nacionais e ou Mundiais, dignificando deste modo, a Ornitologia Nacional e o Clube Ornitológico de Setúbal.

Prémios de Mérito Desportivo
Gonçalo Ferreira, um dos premiados

Cerimónia de entrega dos prémios referentes as classificações alcançadas no Campeonato Ornitológico da Costa Azul, nas três competições.

Prémios “Costa Azul 2012”
Mário Teixeira, Presidente do C.O.S.

José Paulo, Presidente da A.P.P.

Trófeus 2012
Fotografia de Grupo 2012
Expositores e Comissão de Organização
do II Campeonato Ornitológico da Costa Azul

Sem comentários:

CAMPEÃO NACIONAL de Arlequim Português

Telm: 968 094 048 / e-mail: goncaloferreira.canarios@gmail.com


Últimas dos Bloggers

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...